CONSULTORIA


A RS Projetos realiza desde o ano de 2001 projetos relacionados com meio ambiente, uso do espaço orientado para paisagem urbana e educação ambiental.

1.
LEGISLAÇÃO PARA
PAISAGEM URBANA

No Brasil existem normas que tratam de "paisagem" nas diversas esferas do poder público. O conteúdo que cada qual afere não possui, necessariamente, o mesmo entendimento.

Cada município possui realidade específica na organização de seu espaço e na cultura de seus grupos sociais. Estas variáveis devem ser consideradas para a proposição de regras que possam equacionar o uso do espaço para a publicidade trazendo benefícios diretos para a população tais como o embelezamento da cidade e a disponibilidade de espaços específicos para campanhas de utilidade pública.

A análise demanda amplo entendimento da realidade de cada município além do estudo das legislações e aspectos socioeconômicos peculiares.

Através do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de São Paulo, o SEPEX-SP, a RS Projetos já realizou propostas para legislação nos municípios de Praia Grande, Mairiporã, Santos, São José dos Campos, Sorocaba entre outras e através do SEPEX-RJ para a capital carioca.


2.
LEGALIZAÇÃO
DE PUBLICIDADE

Grande parte das cidades do Brasil está adotando legislações para ordenar os elementos que compõem a paisagem urbana, que englobam cunho urbanístico e tributário. Em São Paulo, e outras cidades, a adequação desses elementos se dá por conta do Cadastro de Anúncio, ou "CADAN".

Dessa forma, o processo para legalização de um simples painel indicativo demanda consulta prévia à legislação visando o atendimento de questões de distanciamento; alturas mínima e máxima; tipo de tecnologia; adequação ao patrimônio histórico e ambiental por exemplo.

A RS Projetos é especializada neste tipo de consultoria e realiza a montagem de processos e acompanhamento em todo território nacional.

Nosso processo passa por análise em campo, com fotografias e medições, análise de conformidade com a legislação vigente, relatório e adequação à Lei, e envio do documento necessário seguido de acompanhamento do processo, conforme mostrado abaixo.


3.
MEIO AMBIENTE

Nas últimas décadas ampliou-se a preocupação pela realização de estudos e trabalhos específicos para educação ambiental. Parte desta preocupação reside na necessidade de se conciliar o desenvolvimento econômico com a exploração e uso racional do meio ambiente.

A RS Projetos realiza estudos e trabalhos específicos para educação ambiental.